Comer de 3 em 3 horas
Comer de 3 em 3 horas é uma forma de equilibrar as refeições e evitar aqueles pratos exagerados. Desta forma, o nosso organismo fica “treinado” a trabalhar com pequenas porções de alimento. Este hábito também contribui para a perda e manutenção do peso corporal de forma saudável. Quando ficamos longos períodos sem nos alimentar o corpo busca outra fonte de energia. Nessas ocasiões, a perda de peso ocorre, mas não por perda de gordura, e sim de massa muscular.
Alimentos que ajudam a memória e concentração
Uma das causas mais comuns para a falta de concentração e perda de memória recente é manter uma dieta deficiente e pobre. Para evitar que isso aconteça, invista em alimentos ricos em sais minerais e vitaminas, que vão deixar o seu organismo ativo, com disposição e com a memória boa. Opte por ingredientes que contenham antioxidantes e que sejam ricos em ômega 3, isso vai fazer toda a diferença na sua rotina.
Veja alguns alimentos que podem ajudar o seu cérebro a refrescar a memória:
Salmão - como é rico em omega 3, ajuda a melhorar o desempenho e o funcionamento do cérebro para gravar informações;
Nozes - além de omega 3, elas têm vitamina E que, por ser antioxidante, diminui o envelhecimento das células do cérebro evitando o esquecimento;
Ovo - contém vitamina B12, que ajuda na formação dos componentes das células do cérebro fazendo com que funcionem corretamente. Além disso, a gema do ovo tem acetil-colina, que é importante para as funções de memorização do cérebro;
Gérmen de trigo - rico em vitamina B6, que ajuda a regular a transmissão da informação entre as células do cérebro;
Frutas vermelhas - acerola, morango, amora, pitanga.
As gorduras do bem
A gordura benéfica à saúde é chamada de insaturada, que pode ser dividida em monoinsaturada ou poliinsaturada. Nosso corpo necessita desse tipo de gordura para absorver as vitaminas A, D, E e K. Elas também ajudam na redução do colesterol total e do LDL, o colesterol ruim. Veja abaixo alguns alimentos que podem fazer bem para a saúde:
Gorduras monoinsaturadas: abacate, óleo de canola, azeite de oliva, óleo de girassol, óleo de gergelim e óleo de amendoim.
Gordura poliinsaturada: peixes como arenque, salmão, cavala, atum e sardinhas e frutos do mar (Ômega-3, 6, 9); nos óleos vegetais como de soja, no óleo de peixe; e em grãos como nozes, semente de linhaça e semente de girassol.